sexta-feira, abril 27, 2007

São Paulo

São Paulo
"Saudade não é ruim,
só é uma mulher gorda e cinzenta
que enche nossos olhos
d'água"

Clarice

"Amor será dar de presente um ao outro a própria solidão?
Pois é a coisa mais última que se pode dar de si."

"O que eu sinto eu não ajo.

O que ajo nao penso.

O que penso não sinto.

Do que sei sou ignorante.

Do que sinto não ignoro.

Não me entendo e ajo como se me entendesse."

" É que sinto falta de um silêncio.

Eu era silenciosa. E agora me comunico, mesmo sem falar.

Mas falta uma coisa.

E vou tê-la.

É uma espécie de liberdade,

sem pedir licença a ninguém".

(Museu da Língua Portuguesa - São Paulo - 24 de abril a 2 de setembro de 2007)

Picanha, poesia e palhaçada


Nós: escrevemos, bebemos e rimos.

Frase do dia


domingo, abril 22, 2007

Reflitam, reflitam, reflitam...



“Como seria o mundo se todas as pessoas começassem a gastar cinco minutos de seu tempo umas com as outras?”







Reflexos de um olhar - Emanuel Couto


"mas a questão agora era: será que eu, que fui criada aceitando uma determinada coisa como certa, como verdade absoluta, seria capaz de fazer uma lavagem cerebral, me livrar de tudo e começar a acreditar em outras?”



“Ninguém é contaminado, a gente é que se contamina. Até que ponto a responsabilidade de cada um é importante para se encarar a epidemia?”



Three (back) - J.P. Sousa



“Já existem remédios para controlar o HIV. Mas há remédio contra o preconceito?”






“Infelizmente, alguns anos atrás, eu não sabia de nada disso. Faltavam informação, explicação e educação sexual, sobretudo nas escolas. E eu espero sinceramente que, a esta altura, as escolas já tenham se dado conta disso e, em vez de ficar só falando de problemas matemáticos, acentuação gráfica e ciclo da chuva, falem também um pouco de sexo com os alunos. Ou será que os adultos de hoje ainda continuam achando que isso é privilégio só deles?”



Retrato de Silvia - Amanda Com



“- Então quer dizer que lá no Brasil você tinha amigos, amigos mesmo, negros?
- Não. Na verdade nunca tive nenhum – Ela fez uma cara de decepcionada. Eu sabia que ela ia ficar decepcionada. Mas eu não ia mentir. – Olha, quando você fala de amigos de verdade, o que vem à minha cabeça são os amigos de escola. Aqueles amigos com quem você passa anos e anos junto. E como eu já te expliquei, a grande maioria dos negros do Brasil é pobre. Eles não têm dinheiro pra ir pra escola particular, ainda mais pra minha, que era de classe média alta. Daí, então, não tive oportunidade de fazer amizade com nenhum negro.”



Gentileza




“A princípio, achei que ele fosse louco ou estivesse bêbado. Não tinha um lar, roupas decentes, um tostão sequer no bolso, só tinha aquela arvorezinha e estava tão feliz. Mas pensando melhor, loucos e bêbados somos nós que temos tantas coisas e muitas vezes não conseguimos ser felizes com nada.”





"Solidariedade começa em casa.”







Foto José Eustáquio G. Manso




“Mas quem sabe um dia todos nós aprenderemos e a cada vez que conhecermos alguém, seja ela ou ele, branco, preto, amarelo, vermelho, gordo, magro, feio, bonito, judeu, muçulmano, homossexual, alto, careca, gago, adotado, anão, com AIDS, sem AIDS, rico, pobre, cabeludo, fanho, cego, corcunda, excepcional, vesgo, inteligente, olhos puxados, olhos azuis, palestino, árabe, comunista, capitalista, superdotado, hemofílico, bicho-grilo, miserável, graduado, travesti, místico, sem-terra, mexicano, americano, empregado, patrão, prostituta, enfermeira, médico, padre, novo, velho, ateu, tatuado, com tuberculose, com hanseníase, com mãos de tesoura, sem braços, surdo, paraplégico, mudo, ignorante...nos lembraremos de que, antes de tudo isso, é apenas uma pessoa.
E melhor ainda será se, depois de tudo isso, ainda pudermos ser amigos."









(Retirei alguns trechos do Livro "Depois daquela viagem" Valéria Piassa Polizzi)

segunda-feira, abril 09, 2007

Meus 37

foto de Geoffroy Demarquet

Benditas

Benditas coisas que eu não sei

Os lugares onde não fui

Os gostos que não provei

Meus verdes ainda não maduros

Os espaços que ainda procuro

Os amores que eu nunca encontrei

Benditas coisas que não sejam benditas

A vida é curta

Mas enquanto dura

Posso durante um minuto ou mais

Te beijar pra sempre

o amor não mente,

não mente jamais

E desconhece do relógio o velho futuro

O tempo escorre num piscar de olhos

E dura muito além dos nossos sonhos mais puros

Bom é não saber o quanto a vida dura

Ou se estarei aqui na primavera futura

Posso brincar de eternidade agora

Sem culpa nenhuma

(Composição: Mart’nália - Zélia Duncan)

sexta-feira, abril 06, 2007

Sentido

No silêncio,
quero somente
uma gota de sentido.
Tenho medo de gritar
o meu querer
e destoar o compasso
da vida.


segunda-feira, abril 02, 2007

Idéias

Os meus olhos procuram-te -Sig Pereira

Exponho minhas idéias, minhas dúvidas, meus sentimentos. Transcrevo frases que me encontro, imagens que me levam a pensar em determinado assunto.
Não nego que posso ser contraditória, pensar diferente amanhã.O que penso hoje não é lei.
Sei do pouco que sei. Gostaria de saber mais, gostaria de aprender mais, ouvir mais, entender mais...Mas não gostaria de deixar de sentir o mundo, de perder a esperança de algo melhor.
Não quero ser ridicularizada pelo meu pensamento hoje e nem ironizada pelo meu pensamento amanhã.
Quero estar no processo de aprender mais, podendo expor idéias. Se elas são aceitas ou não, não importa. Importa que sejam respeitadas como minha visão de mundo hoje.
Talvez consigam que mude minha visão. Como disse, estou no processo de aprendizagem. Mas só aprende, creio eu, quem consegue expor o que pensa sem ser ridicularizado.
Quando dou a minha opinião, é minha visao, que pode ser mudada em qualquer momento por um motivo que me faça reavaliar. Sem a intenção de debates e sim de opiniões que façam refletir o mundo que vivemos, a pessoas que relacionamos e as pessoas que desconhecemos.

Barco


"Se os barcos se fazem com a ciência, a navegação se faz com sonhos. infelizmente a ciência, utilíssima, especialista em saber "como as coisas funcionam", tudo ignora sobre o coração humano. É preciso sonhar para se decidir sobre o destino da navegação. Mas o coração humano, lugar dos sonhos, ao contrário da ciência, é coisa imprecisa. Disse certo poeta: "Viver não é preciso." Primeiro vem o impreciso desejo de navegar. Só depois vem a precisa ciência de navegar.
...Não só os poetas: C. Wright Mills, um sociólogo sábio, comparou nossa civilização a uma galera que navega pelos mares. Nos porôes estão os remadores. Remam com precisão cada vez maior. A cada novo dia recebem remos novos, mais perfeitos. O ritmo das remadas se acelera. Sabem tudo sobre a ciência do remar. A galera navega cada vez mais rápido. Mas, perguntados sobre o porto do destino, respondem os remadores: "O porto nao nos importa. O que importa é a velocidade com que navegamos."
C. Wright Mills usou essa metáfora para descrever nossa civilização por meio de imagem plástica: multiplicam-se os meios técnicos e científicos a nosso dispor, que fazem com que as mudanças sejam cada vez mais rápidas; mas não temos idéia alguma de "para onde" navegamos.
"Para onde?" Somente um navegador louco ou perdido navegaria sem ter idéia do "para onde". Em relação à vida da sociedade, ela contém a busca de uma utopia. Utopia, na linguagem comum, é usada como "sonho impossível de ser realizado". Mas não é isso. Utopia é um ponto inatingível que indica uma direção.
(Do livro Entre e a ciência e a sapiência - Rubem Alves)

Sabiá - laranjeira

"Quem acumula muita informação perde o condão de adivinhar: divinare. Os sabiás divinam."


"A ciência pode classificar e nomear os órgãos de um sabiá, mas não pode medir seus encantos"
(Manoel de Barros)

Deus é opinião

escala - Nuno G. Bento
"...- Se você disser que é um ateu, que não crê em Deus, sua atitude é respeitável, pois reflete sua opinião e sua convicção pessoal. Mas dizer que Deus não existe é uma ofensa à inteligência, pois reflete uma afirmação irracional. Não seja como alguns meninos da teoria da evolução.
-Como assim? perguntou intrigado Marco Polo.
- Alguns filósofos acham que certos teóricos da evolução possuem uma arrogância insana. Não estou criticando as hipóteses da evolução biológica, mas a arrogancia cientifica sem alicerces. Vários desses cientistas negam veementemente a idéia de Deus apenas porque se apóiam em alguns poucos fenômenos da sua teoria. Esquecem-se, assim como você, de que desconhecem bilhões de outros fenômenos que tecem os segredos insondáveis do teatro da existencia. São meninos brincando com a ciência, construindo seu orgulho sobre a areia.
......
...- continuamos a ser um enigma, uma gota que por um instante aparece e logo se dissipa no palco da existencia. Segundo, porque, apesar do salto na tecnologia, ela nao resolveu os problemas humanos fundamentais. A violência, a fome, a discriminação, a intolerância e as misérias psíquicas não foram debeladas. A ciência é um produto do ser humano e não um deus do ser humano. Use-a e nao seja usado por ela.

...Disse que a matemática, a física e a química deveriam unir-se com sociologia, a psicologia e a filosofia, para construir uma ciência humanista, capaz de produzir ferramentas que modifiquem o mundo.

- O conhecimento humanista produz idéias. As idéias produzem sonhos. Os sonhos transformam a sociedade...


(trechos do livro "O futuro da humanidade - A saga de um pensador")