domingo, abril 22, 2007

Reflitam, reflitam, reflitam...



“Como seria o mundo se todas as pessoas começassem a gastar cinco minutos de seu tempo umas com as outras?”







Reflexos de um olhar - Emanuel Couto


"mas a questão agora era: será que eu, que fui criada aceitando uma determinada coisa como certa, como verdade absoluta, seria capaz de fazer uma lavagem cerebral, me livrar de tudo e começar a acreditar em outras?”



“Ninguém é contaminado, a gente é que se contamina. Até que ponto a responsabilidade de cada um é importante para se encarar a epidemia?”



Three (back) - J.P. Sousa



“Já existem remédios para controlar o HIV. Mas há remédio contra o preconceito?”






“Infelizmente, alguns anos atrás, eu não sabia de nada disso. Faltavam informação, explicação e educação sexual, sobretudo nas escolas. E eu espero sinceramente que, a esta altura, as escolas já tenham se dado conta disso e, em vez de ficar só falando de problemas matemáticos, acentuação gráfica e ciclo da chuva, falem também um pouco de sexo com os alunos. Ou será que os adultos de hoje ainda continuam achando que isso é privilégio só deles?”



Retrato de Silvia - Amanda Com



“- Então quer dizer que lá no Brasil você tinha amigos, amigos mesmo, negros?
- Não. Na verdade nunca tive nenhum – Ela fez uma cara de decepcionada. Eu sabia que ela ia ficar decepcionada. Mas eu não ia mentir. – Olha, quando você fala de amigos de verdade, o que vem à minha cabeça são os amigos de escola. Aqueles amigos com quem você passa anos e anos junto. E como eu já te expliquei, a grande maioria dos negros do Brasil é pobre. Eles não têm dinheiro pra ir pra escola particular, ainda mais pra minha, que era de classe média alta. Daí, então, não tive oportunidade de fazer amizade com nenhum negro.”



Gentileza




“A princípio, achei que ele fosse louco ou estivesse bêbado. Não tinha um lar, roupas decentes, um tostão sequer no bolso, só tinha aquela arvorezinha e estava tão feliz. Mas pensando melhor, loucos e bêbados somos nós que temos tantas coisas e muitas vezes não conseguimos ser felizes com nada.”





"Solidariedade começa em casa.”







Foto José Eustáquio G. Manso




“Mas quem sabe um dia todos nós aprenderemos e a cada vez que conhecermos alguém, seja ela ou ele, branco, preto, amarelo, vermelho, gordo, magro, feio, bonito, judeu, muçulmano, homossexual, alto, careca, gago, adotado, anão, com AIDS, sem AIDS, rico, pobre, cabeludo, fanho, cego, corcunda, excepcional, vesgo, inteligente, olhos puxados, olhos azuis, palestino, árabe, comunista, capitalista, superdotado, hemofílico, bicho-grilo, miserável, graduado, travesti, místico, sem-terra, mexicano, americano, empregado, patrão, prostituta, enfermeira, médico, padre, novo, velho, ateu, tatuado, com tuberculose, com hanseníase, com mãos de tesoura, sem braços, surdo, paraplégico, mudo, ignorante...nos lembraremos de que, antes de tudo isso, é apenas uma pessoa.
E melhor ainda será se, depois de tudo isso, ainda pudermos ser amigos."









(Retirei alguns trechos do Livro "Depois daquela viagem" Valéria Piassa Polizzi)

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

As vezes, quase sempre, penso num mundo melhor, hoje penso muito no que posso fazer para e por esse mundo melhor...
aqui na internet, vejo uma porta,
que me leva a aprender e gostar do outro alheio a sua cor credo, opção sexual, classe ou deficiência...
porta que me leva a conhecer alguém pela alma. Lições que levo para o mundo real.
Acho que posso mais, muito mais
e aos poucos tento livrar-me de preconceitos e limitações impostas por milhares e milhares de anos de uma civilização que evoluiu materialmente e esqueceu em algum lugar a alma, a compaixão e o amor
Que não apenas pelos seus.
Silvia belíssima publicação,
parabéns.

11:38 PM  
Anonymous Anônimo said...

Sempre lindo o seu recorte... Desejo que tenha ânimo para aprofundar ainda mais os temas: torná-los mais concretos, urgentes e vivos... Liberdade, amor etc. exigem sempre o complemento de um objeto direto para fazerem sentido... Divagações são sempre o início de uma longa jornada... E, no seu caso, um belo início...
Beijo no seu coração...

7:50 PM  
Anonymous Anônimo said...

Cai no seu Blogger, como quem escorrega numa casca de banana...
Realmente surpreendente! Não sou de escrever, mas reconheço uma bela poesia, um belo texto... Pra te dizer bem a verdade, até roubei um dia desses, um dos seus (Áries). Pois bem, meu homenzarrão é ariano (Deus sabe o quanto isso me dói, rs), e então mandei pra ele. Deu certo!!!hahaha
As fotos são ótimas, tudo se completa!
Bem, aqui vai o meu simples elogio a sua pessoa e a sua página.

Parabéns...

2:43 PM  

Postar um comentário

<< Home